Basicamente a política é dividida em "lados politicos".
De acordo com o Diagrama de Nolan existem 5 lados:
- Esquerda
- Direita
- Centro
- Liberal
- Estatista
Liberais:
Apóiam uma grande gama de liberdades; entre elas, a liberdade de escolha nas matérias de ordem pessoal e nas relações econômicas. Acreditam que a única verdadeira obrigação do estado é a proteção contra a coerção e a violência. Valorizam as responsabilidades individuais e toleram a diversidade econômica e social. São a favor do capitalismo sem interferência do governo. Defendem o Estado-Mínimo. O Anarquismo é liberalismo ao extremo.
Estatistas:
Defendem uma maior responsabilidade estatal no controle da economia, dos indivíduos e da sociedade. Apóiam um planejamento centralizado, e freqüentemente questionam a liberdade de escolha nas questões individuais. Querem o Estado controlando tudo inclusive os direitos individuais das pessoas. Defendem o Estado-Máximo. O Totalitarismo é Estatismo ao extremo.
Direitistas:
São conservadores apegados aos valores tradicionais da cultura ocidental e, por isso, querem que a sociedade e a política sejam guiadas pela ética, moralidade, segurança e patriotismo. Apoiam o armamento civil. Valorização da família, são contrários a legalização de drogas, do aborto e da eutanásia. Não apoiam a reforma agrária nem o MST. São contra imigração. Defendem a propriedade privada, a responsabilidade pessoal e a livre-iniciativa dos indivíduos, capitalismo sem intervencionismo do governo. Apoiam quase todas as privatizações, impostos baixos e o Estado-Mínimo. São a favor de mudanças sociais desde que respeitem os principios morais da sociedade. Um regime conservador é direitismo ao extremo.
Esquerda:
Acreditam que a sociedade está dividida em 2 grupos sociais: oprimidos e opressores. Acreditam que certos "grupos"(negros, mulheres, indios, homossexuais, MST) estão em desvantagens em relação aos demais, eles então defendem fervorosamente tais grupos. Apoiam reforma agrária. Apoiam imigração. Defendem cotas, aborto, eutanásia, legalização de drogas e desarmamento. Defendem o Socialismo-Comunismo-Marxismo, querem acabar com a propriedade privada, com empresas privadas, acabar com o capitalismo, são contra privatizações e a favor de estatização de empresas. Adoram a existência de impostos altos. Querem o governo controlando a economia(Intervencionismo econômico) e todos os setores da sociedade. O Comunismo é esquerdismo ao extremo.
Centristas: são uma mistura desses outros lados já citados acima.
Faça o teste de Nolan e descubra quem vc é!