Maduro foi forjado pelo Departamento América de Cuba.
Nicolás Maduro fez curso de guerrilha (treinamento político-militar) em Havana, tendo como seu tutor o "Comandante" Ramiro Valdés.
Um dos cinco líderes da Revolução Cubana, Valdés foi trazido por Chávez à Venezuela para controlar os serviços de comunicação, isto é: espionar e controlar TUDO o que os venezuelanos falam ao telefone ou pela internet.
Maduro foi desde sempre, o protegido dos assassinos ditadores Castro para substituir Chávez. Na década de 80, Maduro fez seu curso de treinamento no Departamento América (DA), especializado em expandir a subversão com as ideias nefastas do socialismo/comunismo pelo continente ibero-americano.
Neste vídeo "Hernando", pseudônimo usado por um ex-analista de informação dos serviços de inteligência de Cuba, que trabalhou durante 18 anos no DA. Escapou da ilha, hoje vive com outra identidade.
As já conhecidas fraudes eleitorais na Venezuela, tem o respaldo dos irmãos Castro, bem como do PT (partido dos trabalhadores) do Brasil, onde Lula é o seu porta voz mais ativo.