terça-feira, 3 de junho de 2014

A Coreia do Norte escondida na escuridão

Reuters
A imagem da NASA divulgado esta semana mostra uma visão noturna recente da Península Coreana.Além de um ponto de luz em Pyongyang, a Coreia do Norte é maioritariamente escondida na escuridão, com a China (canto superior esquerdo) e Coréia do Sul (em baixo à direita) de cada lado.

Uma das mais impressionantes e reveladores-fotos já tiradas da Coréia do Norte era uma imagem de satélite de 2002, do península à noite, mostrado pelo secretário de Defesa dos EUA , Donald Rumsfeld, em uma entrevista no Pentágono.

A foto mostrava as luzes dos centros urbanos sul-coreanos, e até mesmo grandes aglomerados de barcos de pesca, em contraste com uma Coréia do Norte quase inteiramente preto. À excepção de um pequeno ponto de luz na capital Pyongyang vitrine eo contorno do país, a Coréia do Norte não teria sido visível a todos.

"A Coréia do Sul está cheio de luzes e energia e vitalidade e uma economia em expansão; A Coreia do Norte está escuro. É uma tragédia o que está sendo feito nesse país ", disse Rumsfeld.

Avançando para 2014, ea Coreia do Norte permanece envolto em escuridão. Em uma nova foto liberada pela NASA na segunda-feira e datada de 30 de janeiro, o contraste entre as luzes brilhantes em toda a Coréia do Sul e algumas manchas escuras no Norte é, se alguma coisa, mais pronunciado. Isso pode ser por causa da imagem melhor resolução, mas mostra mais luz em toda a Coréia do Sul, particularmente nas áreas rurais.

Pyongyang ainda é visível, juntamente com alguns pontos fracos em outras cidades como Wonsan, na costa leste, mas muito pouco mais.

"A terra escureceu aparece como se fosse um pedaço de água juntar o Mar Amarelo para o Mar do Japão. Sua capital, Pyongyang, aparece como uma pequena ilha, apesar de uma população de 3,26 milhões (em 2008) ", disse a Nasa em um comunicado divulgado com a foto.

"Essas diferenças são ilustradas no consumo de energia per capita nos dois países, com a Coreia do Sul em 10.162 quilowatts-hora e Coréia do Norte em 739 quilowatts-hora ", afirma.

Sob o atual líder Kim Jong Un, a Coreia do Norte foi divulgando o progresso na construção urbana e projetos de desenvolvimento de grande escala, como uma estância de esqui, mas a sua fonte de alimentação continua a ser altamente confiável, com apagões regulares.

Pyongyang diz que o progresso econômico é um dos seus principais objectivos políticos.mas sem grandes reformas que provavelmente ameaçam o domínio do seu regime, é difícil ver a próxima foto de satélite mostrando uma cena muito diferente.

http://blogs.wsj.com/korearealtime/2014/02/26/photo-north-korea-cloaked-in-darkness/

Nenhum comentário:

Postar um comentário