quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Segundo turno: Aécio atinge 54% e ultrapassa Dilma (46%), aponta pesquisa

Tucano lidera em primeira pesquisa, encomendada pela Revista Época

Aécio Neves (PSDB) larga na frente da presidente Dilma Rousseff (PT) neste início de segundo turno da corrida presidencial (Reprodução)
O candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) ultrapassou a candidata e atual presidente Dilma Rousseff (PT) neste início de segundo turno. A pesquisa foi encomendada pela Revista Época ao Instituto Paraná e divulgada na tarde desta quarta-feira (8). O levantamento sobre votos válidos mostra Aécio com 54% das intenções de voto contra 46% de Dilma. Considerando os indecisos ou votos em branco, que somaram 10%, Aécio aparece com 49% e Dilma com 41%.

Já na pesquisa espontânea, em que não é mencionado o nome dos candidatos, Aécio tem 45% e Dilma 39%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente, entre segunda (6) e quarta-feira (8), 2.080 eleitores maiores de 16 anos em 19 estados e 152 municípios.

“Podemos afirmar que Aécio Neves inicia o segundo turno com uma boa vantagem, porque herdou mais votos de Marina Silva (terceira colocada no primeiro turno). Vamos ver como o eleitor de comportará após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão”, afirmou o economista Murilo Hidalgo, presidente do Paraná Pesquisas, para a Revista Época.

Quanto à rejeição, 41% afirmaram que não votariam em Dilma “de jeito nenhum”, ao passo que outros 32% afirmaram o mesmo em relação a Aécio. 16% informaram não rejeitar nenhum dos dois candidatos, e 8% não opinaram.

No quesito nível de escolaridade, 46% dos que possuem somente ensino fundamental acreditam em Dilma, e 45% em Aécio. Entre os eleitores com ensino superior completo, Aécio lidera com 55%, ante 34% de Dilma.

Em relação ao sexo, 50% do eleitorado feminino prefere Aécio e 40% Dilma, enquanto 47% dos homens aparecem com Aécio e 43% com Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário