domingo, 26 de abril de 2015

França evita ataque de terrorista do EI em igreja

Um argelino de 24 anos foi preso acusado de planejar o atentado

França evita ataque de terrorista do EI em igreja

Autoridades francesas conseguiram prender um homem ligado a Al Qaeda e ao Estado Islâmico que planeja atacar uma igreja. A prisão de um argelino muçulmano foi realizada no último domingo (19), mas só foi anunciada nesta quarta-feira (22) após investigações.

Segundo as autoridades francesas, o homem de 24 anos estava pronto para atacar, mas seu plano foi desarticulado pela polícia. Na casa do argelino foram encontrados documentos que o ligam à essas duas facções terroristas e dados em seu computador mostram que ele tinha contato com pessoas na Síria que “pedia explicitamente que ele atacasse uma igreja em particular”.

O primeiro-ministro Manuel Valls relatou que os terroristas querem atacar a França para dividir a população. O presidente francês, François Hollande, disse também que esta não foi a primeira vez que as autoridades francesas conseguiram impedir o pior.

“Não é inédito, houve outros nas últimas semanas e nos últimos meses”, disse o presidente.

A França está em alerta, segundo o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, já que ela enfrenta “uma ameaça terrorista inédita, por sua natureza e amplitude”. Vale lembrar que em janeiro deste ano dois atentados terroristas em Paris assustaram a população local e deixou outros países do Ocidente em alerta.

O argelino preso foi identificado como Sid Ahmed Ghlam, um estudante de Informática que já estava sendo monitorado pelo serviço de inteligência da França por viajar para a Síria para se juntar os jihadistas.

Em sua casa a polícia encontrou um “arsenal composto sobretudo por várias armas de guerra, armas brancas, munições, coletes à prova de bala e material de informática e de telefonia”, segundo o ministro Cazeneuve.
Acusado não foi preso sozinho

Além do jovem de 24 anos, amigos próximos e integrantes da família também foram presos, suspeitos de terem ligação com grupos radicais.

A prisão foi possível após uma denúncia anônima que dizia que Ghlam estava ferido. Ele foi encontrado com um ferimento causado por um tiro na perna, disparado provavelmente por um ajuste de contas como o próprio preso afirmou em seu depoimento.

Ao seguir o rastro de sangue a polícia encontrou um carro com o armamento e conseguiu impedir o ataque. As investigações continuaram e todo o material encontrado no computador do jovem foi apreendido. Com informações Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário