A Força-tarefa da Operação Lava Jato confirmou ter retomado as investigações que envolvem ex-presidente após receber sinal verde do STF. Os investigadores se debruçam sobre os inquéritos contra Lula que apuram a prática dos supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na compra e reforma de imóveis, em recebimentos por palestras e em doações ao instituto que leva seu nome.
Todos os inquéritos e processos relativos ao ex-presidente Lula e sua família foram reativados pelo juiz federal Sérgio Moro nos sistemas da Justiça Federal do Paraná, na sexta-feira. Voltaram a ser analisados os pedidos de busca e apreensão e quebra de sigilos que tiveram como alvo o ex-presidente Lula e sua família.
Os procuradores disponibilizaram todos os arquivos relativos a frentes de investigações que apuram corrupção e lavagem de dinheiro na compra e reforma do sítio, em Atibaia (SP), no negócio do tríplex do Condomínio Solaris, no Guarujá (SP), nos pagamentos para a LILS – empresa de palestras do ex-presidente – e nas doações para o Instituto Lula, entre outros.
“O eminente ministro Teori Zavascki determinou, acolhendo parecer do exmo. procurador-geral da República, a devolução do inquérito. Tendo os autos retornado, traslade-se para estes autos cópia do parecer apresentado no Inquérito 4220 e cópia da decisão de 13 de junho de 2016 na 26/06/2016 na Reclamação 23.457”, despachou Moro, que conduz todos os processos da Lava Jato em primeira instância.
http://www.imprensaviva.com/2016/06/lava-jato-retoma-investigacoes-sobre.html