O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva entrou com uma petição na Organização das Nações Unidas (ONU) alegando violação dos direitos humanos na condução da Operação Lava Jata, onde é acusado de corrupção. As informações são do site do jornal ‘The Telegraph’.
Segundo o jornal, Lula pode ser preso e ofuscar os Jogos Olímpicos Rio-2016. Ele recorreu ao famoso advogado britânico Geoffrey Robertson, especializado em direitos humanos, que defendeu o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, o ex-lutador de boxe Mike Tyson e o autor indiano Salman Rushdie.
No entanto, o que parece é que Lula está com medo, pois pode ser preso a qualquer momento pelo juiz Sergio Moro, como afirma o próprio advogado de defesa: “(…) As transcrições, bem como o áudio das conversas, estão sendo libertados para uma imprensa hostil. O juiz está invadindo sua privacidade e pode prendê-lo a qualquer momento e, em seguida, pode ser julgado sem um júri”, disse o advogado britânico.
Cabe lembrar que, na semana passada, o Ministério Público Federal do Distrito Federal apresentou à Justiça de Brasília denúncia contra Lula, o ex-senador Delcídio do Amaral, o pecuarista José Carlos Costa Bumlai, André Esteves (ex-controlador do banco BTG Pactual) e mais 3 pessoas. Eles são acusados de agirem irregularmente para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.
Fonte: Terra, CBN e InfoMoney