Bastou a notícia de que um encontro de conservadores será realizado na UFMA, para que o esquerdismo local exibisse sua verdadeira natureza: acusações absurdas e até ameaças de lançamento de coquetéis molotov já foram registradas.
Resultado: o evento já é uma marco na história da UFMA.
No dia 5 de agosto será realizado o
I Encontro da Juventude Conservadora da Universidade Federal do Maranhão, no auditório B do Centro de Ciências Humanas (CCH), das 9h às 17h, abrindo as inscrições das 8h às 9h. Um evento voltado para o pensamento conservador, por tanto tempo esquecido e rechaçado no ambiente acadêmico brasileiro, que tem como objetivo desmistificar a aura de obscuridade que se criou em volta do tema, com a qual se fez um espantalho temido e atacado. Serão discutidos temas como: arte, literatura, o que é verdadeiramente o conservadorismo e a ideologia de gênero - este último tema nascendo da necessidade de um debate verdadeiramente sério sobre o tema no ambiente acadêmico, onde estão sendo formados os futuros professores de nossa nação.
Os idealizadores do evento é o grupo
Carcarás - Juventude Conservadora da UFMA, formado por alunos da UFMA de diversos cursos, da Filosofia à Hotelaria, passando por Ciências Contábeis, Pedagogia e Letras. Entre os integrantes do grupo há alunos do
Curso Online de Filosofia do professor Olavo de Carvalho, que tem exercido grande influência sobre o conservadorismo brasileiro atual.
A ideia de organizar o encontro nasceu da necessidade de sanear o debate acadêmico, por tantos anos monopolizado pelo pensamento de esquerda, revolucionário; do descontentamento dos alunos com a falta de representatividade dentro do campus, e do descontentamento com o status quo que se estabeleceu dentro da academia.
O encontro vem com o objetivo não só de desmistificar o conservadorismo, mas também com o objetivo de dar voz a um grupo de pessoas há muito jogada na periferia da vida acadêmica.
Como já era de se esperar, a notícia de um evento conservador dentro da universidade causou reações de todos os tipos, e no que diz respeito à esquerda, todo tipo de absurdidades foi dito. Houve ameaças à integridade física de alguns membros da organização, bem como ameaças de ataques com coquetéis molotovdurante o evento. Também se iniciou uma campanha ostensiva de difamação e ridicularização do ato e de seus organizadores, para tentar, dessa forma, diminuir a popularidade inesperada e majoritariamente positiva que está sendo alcançada.
E o fato aí está: o I Encontro da Juventude Conservadora da Universidade Federal do Maranhão ainda nem aconteceu, mas já é um marco na história da instituição.
Programação:
I Encontro da Juventude conservadora da UFMA – O conservadorismo, a boa literatura e a alta cultura.
Organização: Carcarás – Juventude Conservadora da Universidade Federal do Maranhão
Com entrega de certificados para os participantes e sorteio de livros.
Local: Auditório B - CCH – Centro de Ciências Humanas – UFMA
Data: 05 de Agosto de 2016
Apoio: Livraria e editora Resistência Cultural
Horário de inscrições: 08h00 (inscrições gratuitas)
Abertura: 09h00
09:10 - Palestra: Como ser um conservador no Brasil – Professor Dr. Wellington Lima Amorim
Doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Catarina (2009). É Atualmente professor Adjunto III DE da Universidade Federal do Maranhão. Membro e sócio individual da Latin American StudiesAssociation (LASA). Professor do Mestrado de Ética e Epistemologia da Universidade Federal do Piaui. Professor do Mestrado de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão.
10h00 – Palestra: A Arte Moderna ou Os Símbolos da Decadência: notas sobre a sensibilidade de nosso tempo – Adonay Ramos Moreira
Escritor, Adonay Ramos Moreira é graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão, vencedor do Concurso Literário Cidade de São Luís, em 2013. Autor de 4 livros e atualmente escreve o quinto.
11h00 – Palestra: (William Blake, John Milton e Guimarães Rosa Rosa: a liberdade interior como base para um novo Brasil). – Martim Vasques Da Cunha.
É crítico literário, ensaísta e autor do livro A Poeira da Glória. Neste livro o autor faz um estudo histórico da literatura brasileira abordando sua perspectiva estética e moral.
14h00 – Palestra: "Ideologia de gênero - mitos e realidades" -
Elvis Amsterdã
Elvis Amsterdã do Nascimento Pachêco graduou-se em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão, com monografia sobre Mário Ferreira dos Santos (o maior filósofo brasileiro). Trabalhou como professor de várias instituições de ensino, como UFMA, UEMA, IFMA e SENAC
15h00 – Palestra: O conservadorismo e o Brasil – uma apresentação sumário - José Lorêdo de Souza Filho.
José Lôredo, livreiro e editor, fundador da Livraria Resistência Cultural Editora. Comissário do Círculo Monárquico Brasileiro – MA e membro do Núcleo Monárquico João Lisboa. Foi um dos fundadores do Expresso Liberdade. Cavaleiro da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.
Lourival Souza – Presidente do Expresso Liberdade, Diretor Cultural do Instituto Liberal do Nordeste – ILIN, Colaborador Acadêmico da Associação Cultural São Thomas More e Mestrando em Economia Política pela SMC University.
17h00 – Sorteio de Livros
17h15 – Encerramento e agradecimentos.
AUTOR : ESCRITO POR JANILSON CARVALHO
Fonte:http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/16612-2016-07-16-02-24-30.html