sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Livro - A revolução Gramscista no Ocidente

No dia 27 de dezembro de 2011 faleceu, aos 79 anos de idade, no Rio de Janeiro, o General de Brigada Reformado Sérgio Augusto de Avellar Coutinho. O corpo foi cremado e – a seu pedido – as cinzas lançadas no parque de instrução dos cadetes de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras.

Depois de desenvolver brilhante carreira como militar na ativa, na reserva Coutinho dedicou-se ao estudo do gramscismo. Ele tornou-se autor de obras de valor fundamental para a compreensão do Brasil e do mundo contemporâneo, duas delas consideradas de leitura obrigatória.
  • Cadernos da Liberdade – Uma visão do mundo diferente do senso comum modificado(Editora Grupo Independência) foi também lançado pela Biblioteca do Exército, em reedição ampliada e atualizada, sob o título de Cenas da Nova Ordem Mundial.
  • A Revolução Gramscista no Ocidente – A Concepção Revolucionária de Antônio Gramsci em os Cadernos do Cárcere (Estandarte Editora) foi o primeiro livro publicado no Brasil a resgatar, detalhar e descrever o processo revolucionário concebido pelo italiano Gramsci para a tomada do poder e a transição para o socialismo, tal como ocorre em nossos dias. Também estava disponível na Biblioteca do Exército.
A partir de duas obras Coutinho passou a viajar pelo Brasil todo levando sua palestra A Revolução Invisível, principalmente aos jovens. Durante os eventos fazia uma alerta sobre o desfecho da atual fase em que o Brasil se encontra, que se transformou em bordão: “Quem viver, verá!” Coutinho costumava completar com uma previsão: “Eu não verei, mas vocês com certeza verão”. (Ilha Capital – Florianópolis, 1 Fevereiro de 2012, p. 13).”
NOTA DO FORTE: Circula na Internet uma versão em PDF do livro A Revolução Gramscista no Ocidente, que disponibilizamos para quem quiser se aprofundar no assunto, que é bastante complexo. Para baixar o livro, clique aqui.
Não sabemos se o livro ainda está disponível na Biblioteca do Exército, mas com sorte pode ser encontrado em sebos.

2 comentários:

  1. Voces tem que pesquisar que são os fundadores do Gramscismo e o que eles tem em comum com as mídias e os bancos para entenderem quem realmente está por trás do câncer do mundo. Antes de curar o paciente, precisamos diagnosticar qual é a sua doença. Não adianta tratar uma doença com o remédio para outra, pode até matar.

    ResponderExcluir
  2. Para isso o livro do Olavo de Carvalho trás a resposta. A Nova Era e a Revolução Cultural. Nele, Olavo tece elogios às duas obras do general, só lamenta que tenha sido tarde demais. Vou colocar as duas obras na lista de leitura.

    ResponderExcluir