A Coreia do Norte disparou nesta segunda-feira (5) três mísseis balísticos de médio alcance ao Mar do Japão, segundo reporta o Ministério de Defesa da Coreia do Sul.
Kim Jong-un comemorou teste com míssil, segundo agência de notícias
O lançamento coincide com a cúpula do G20, em Hangzhou, na China, com a presença dos chefes de Estado e de governo das vinte nações mais ricas do planeta. Até o momento, a organização do G20 não emitiu nenhum comentário sobre os lançamentos de mísseis.
Os projéteis foram lançados por volta das 12h14 (hora local, 0h14 horário de Brasília) de Hwangju e caíram em águas japonesas após percorrer uma distância de aproximadamente 1.000 quilômetros.
Os militares sul-coreanos estão em alerta sobre os movimentos do Exército do país vizinho e reforçaram sua postura de defesa contra a possibilidade de novas “provocações”, afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa. Ele também disse que se trata de “uma nova e clara violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, que proíbem a Coreia do Norte realizar testes com qualquer tipo de tecnologia de mísseis balísticos.
O novo teste de mísseis da Coreia do Norte acontece em um momento de tensão na região, depois que o Conselho de Segurança impôs, no mês de março, fortes sanções comerciais ao país comunista pelos testes nuclear e de mísseis de longo alcance realizadas no começo do ano. Desde então, são constantes os lançamentos por parte de Pyongyang de mísseis de diversos calibres.
Fonte: Veja