quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Ataque islâmico com faca em basílica na França deixa três mortos

Acusado é muçulmano e foi detido e ato foi classificado como terrorismo pelo prefeito da cidade de Nice

Igreja na França foi alvo de ataque com três mortos Foto: EFE/EPA/Sebastian Nogier

Um ataque com faca na manhã desta quinta-feira (29) na Basílica Notre-Dame de Nice, na França, deixou três mortos e diversos feridos. Segundo o prefeito da cidade, Christian Estrosi, um acusado foi detido e o caso foi classificado como terrorismo.

A Procuradoria antiterrorismo da França abriu uma investigação sobre o incidente, que ocorreu por volta das 9 horas pelo horário local (6 horas no horário de Brasília). O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, anunciou uma reunião de crise com a presença do presidente Emmanuel Macron, que depois irá a Nice.

A basílica fica no coração da cidade da Riviera Francesa, que já tinha sido alvo de um ataque terrorista com 84 mortos em 2016. Na ocasião, um caminhão atropelou diversas pessoas que assistiam à queima de fogos em comemoração ao 14 de Julho, o Dia da Bastilha.

O Passeio dos Ingleses, onde ocorreu o ataque de 2016, fica a cerca de 1 quilômetro da Basílica Notre-Dame. O ataque desta quinta ocorre 13 dias após a decapitação de Samuel Paty, professor que mostrou uma charge de Maomé em uma aula sobre liberdade de expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário