Como minoria étnica, eles tentam encontrar um lugar onde possam viver sem serem perseguidos
Cristãos refugiados enfrentam dificuldades no Camboja
Cristãos montanheses do Vietnã estão sofrendo perseguição tanto em seu país como quando tentam fugir e buscar refúgio no Camboja.
Segundo relatório da ONG Human Rights Watch os cristãos estão passando por grande dificuldade por serem uma minoria étnica no Vietnã. O relatório intitulado de “Perseguindo a religião ‘Evil Way’ – Abusos contra montanheses no Vietnã”, faz alguns alertas sobre o caso e tenta chamar a atenção da imprensa internacional.
O analista de perseguição do Portas Abertas Internacional, Daniel, comentou os dados contidos no relatório dizendo que no último ano o ministério teve acesso a vários relatos de cristãos montanheses das províncias vietnamitas de Gia Lai e Kon Tum.
Por conta da perseguição, muitos cristãos tentaram fugir para o Camboja. “Lá, alguns asilos foram concedidos aos montanheses, mas muitos outros foram desativados. Apesar da pressão diplomática e dos esforços internacionais da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), essas dificuldades ainda precisam ser resolvidas”, disse Daniel.
Ainda segundo ele, o Camboja está tentando aumentar o controle sobre a sociedade civil e tem apresentado um novo projeto de lei para restringir o trabalho de ONGs, o que pode prejudicar o acesso de ajudas humanitárias para esses grupos.