Incêndio causado por marginais do MST foi registrado nesta segunda-feira (10), na fazenda da Araupel, situada entre os municípios de Quedas do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, e Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul.
Devido as dificuldades de acesso ao local, por parte do MST que ocupam a fazenda a mais de um ano e impede funcionários e polícia de chegar ao local o incêndio está se espalhando.
No vídeo aéreo temos as imagens do incêndio criminoso realizado pelo MST próximo ao acampamento do movimento.
Com as barreiras realizadas pelos criminosos caminhões de bombeiros tiveram dificuldade para acessar os focos do incêndio.
O incêndio, que atingiu áreas preservação e reflorestamento, é mais um ato criminoso realizado pelo MST, após ter cortado 1500 hectares de área de reflorestamento da empresa no último ano de invasão.
Não é o primeiro incêndio criminoso realizado pelo movimento nas áreas da Araupel. Em 2006 o movimento provocou outro incêndio criminosos em dezenas de hectares de floresta preservada.
Até quando o governo e as autoridades vão se omitir diante dos crimes praticados por este movimento terrorista ? Onde está o exército que tem o dever de proteger áreas de RPPN?
A assessoria da imprensa da Araupel informou que a empresa acredita que o fogo tenha sido provocado pelo MST e que lamenta a atitude.
Invasões
No dia 16 de julho de 2014, um grupo de sem-terra invadiu a fazenda da Araupel, em Quedas do Iguaçu. Na época, uma parte bloqueou um das estradas de acesso à propriedade e outra seguiu para a área de 33 mil hectares. Um caminhão colocado em uma das pontes sobre o Rio das Cobras impedia a chegada de policiais e funcionários à região.
Em julho deste ano, um grupo de sem-terra ocupou uma nova área da fazenda da Araupel em um local conhecido como Projeto Quatro – onde funciona uma pousada.
O caso da ocupação na área da fazenda vem sendo discutido na Justiça desde o ano passado.
Veja o vídeo do incêndio criminoso