A página “Frente em defesa da EBC e da comunicação pública” usou dados irreais de audiência para oxigenar um manifesto infantil publicado neste sábado no Facebook.
O vídeo criado pelo grupo afirma que 32 milhões de pessoas “em apenas seis municípios” pesquisados pelo ibope assistem TV Brasil.
Extraída do site “EBC Para a Sociedade”, a estatística engloba os espectadores alcançados pela emissora pública na soma de dez meses e 14 dias de 2014. Ou seja: a EBC, no alto de sua transparência, no âmago de oferecer informação livre de manipulações, no insofismável propósito de instruir o povo, somou todos os telespectadores que passaram pela TV Brasil por ao menos um minuto em quase um ano inteiro e cravou, sem vergonha alguma, que aquele era seu público. Ninguém faz isso no mercado.
Se 32 milhões sintonizassem diariamente ou mesmo mensalmente a TV Brasil, ela não tomaria baile de todas as concorrentes na medição oficial de audiência. Nem no Rio de Janeiro, que não tem outra rede pública ou educativa à disposição do público, a emissora vai bem. Entre os dias 3 e 9 de novembro de 2014, para citar um exemplo habilitado na contabilidade criativa dos defensores da EBC, dois dos cinco programas mais vistos não conseguiram consolidar um ponto no arredondamento.
Quem faz orçamento contando com o dinheiro dos pais não tem a obrigação de saber somar, calcular médias. Tem, porém, a obrigação de não mentir. Especialmente quando vende a comunicação pública como alternativa aos manipuladores malvados da comunicação privada.