Na última semana, o ex-presidente Lula se tornou réu pela primeira vez, e provavelmente não será pela última. O caso que ficou nas mãos do juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, resultou na acusação criminal contra o petista, que é suspeito de envolvimento com uma trama para comprar o silêncio de Nestor Cerveró sobre o caso do Petrolão.
O presidente do Instituto Avante Brasil, o jurista Luiz Flávio Gomes, diz que o destino de Lula é inevitável. “As provas estão caminhando, a Justiça está andando. Dentro de um ano, Lula já está julgado em primeira instância. A chance de ele ser condenado é de 99%”, apostou.
Gomes lembra que o ponto central da acusação contra Lula é a delação de Delcídio Amaral, envolvido no mesmo processo, que acusou o ex-presidente de ser o mandante de toda a negociação. “O grande ponto chave é que o pagamento foi feito pelo filho de um amigo dele. Se aprofundar um pouco mais, as provas vão revelar que Lula sabia disso e participou”, opinou.
Para finalizar, Gomes disse: “Se o Judiciário julgar como órgão de Estado, será rápido. Se ele se comportar como órgão de governo, será lento.”
Fonte:https://jornalivre.com/2016/07/31/chance-de-lula-ser-condenado-e-99-diz-jurista/