O ministro da Economia prestou esclarecimentos sobre a proposta de reforma da Previdência.
O ministro da economia, Paulo Guedes, chegou no começo da tarde na Câmara dos deputados para participar de uma audiência pública, onde explicou detalhes sobre a proposta de reforma da previdência. Ao todo, 90 deputados se inscreveram para falar e logo no início da audiência houve muito bate-boca entre o ministro e parlamentares.
Após a confusão ter sido cessada, Guede disse ter tentado responder questionamentos de deputados Durante o pronunciamento inicial, que durou cerca de trinta minutos, Guedes disse que o sistema previdenciário brasileiro tem um problema fiscal que se impõe ao Brasil, como já ocorreu com outros estados. Segundo ele, a previdência brasileira é um avião com quatro bombas a bordo.
O ministro afirmou que o Brasil gasta 10 vezes mais com aposentadorias do que com educação, e destacou que a maior despesa que pressiona o déficit das contas públicas tem sido a Previdência. Ele defendeu que a reforma da Previdência vai resultar em uma economia mínima de R$ 1 trilhãonos próximos 10 anos para financiar a transição para o sistema de capitalização, onde cada trabalhador contribui para a própria aposentadoria.