Pontífice teria enviado mensagem em resposta a carta do ex-presidente.
O detento Luiz Inácio Lula da Silva, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro pela Operação Lava Jato, divulgou em seu site oficial uma carta na qual, segundo a equipe do petista, o Papa Francisco lamenta as “duras provas” pelas quais o político tem passado e pede para ele “não desanimar” e “continuar confiando em Deus”.
Na carta, o Pontífice expressa solidariedade pelas mortes de sua mulher, Marisa Letícia, do irmão Genivaldo Inácio da Silva e do neto de 7 anos, Arthur Araújo Lula da Silva. A mensagem do Papa foi divulgada na manhã desta quarta-feira (29) pelo site oficial de Lula. O ex-presidente teria enviado uma carta em abril para o chefe do Vaticano, onde falou sobre a situação sociopolítica no Brasil.
“Tendo presente as duras provas que o senhor ultimamente, especialmente a perda de alguns entes queridos – sua esposa Marisa Letícia, seu irmão Genival Inácio e, mais recentemente, seu neto Arthur de somente 7 anos –, quero lhe manifestar minha proximidade espiritual e lhe encorajar pedindo para não desanimar e continuar confiando em Deus”, diz a carta divulgada com a assinatura de Francisco.
O papa também cita a época de celebrações pela Páscoa, citando a ressurreição de Jesus Cristo. Ele fala sobre o momento de despertar esperança na humanidade e passar “da escuridão para a Luz”, “do pecado para a amizade” com Cristo e do “desespero para a alegria serena”.
Francisco ainda fala sobre como “o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira e a salvação vencerá a condenação” através da morte e ressurreição de Jesus. Ele também pede para que a “Luz de Cristo” leve esperança para Lula, pedindo em seguida para que o líder político reze por ele.
“Ao assegurar-lhe a minha oração a fim de que, neste tempo pascal de júbilo, a Luz de Cristo ressuscitado o cumule de esperança, peço-lhe que não deixe de rezar por mim. Que Jesus lhe abençoe e a Virgem Santa lhe proteja”, destaca a carta.