
Ministro Abraham Weintraub disse que pretende quebrar "máfia" da UNE
Ministro da Educação, Abraham Weintraub
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou nesta sexta-feira (22) que o lançamento da carteira estudantil digital, chamada de ID Estudantil, acontecerá na próxima segunda-feira (25). A medida foi criada pelo presidente Jair Bolsonaro em setembro.
Segundo Weintraub, o documento poderá ser baixado de forma gratuita pelo celular e vai permitir ao estudante ter acesso à meia-entrada em shows, teatro, cinemas e quaisquer outras atividades que permitam a obtenção do desconto.
– Na segunda-feira, teremos o lançamento digital do ID Estudantil, que é o aplicativo de celular para ter a carteirinha digital. Os estudantes que tiverem sido cadastrados pela instituição de ensino já vão poder acessá-la a partir dessa data. Para quem não tiver sido cadastrado, o estudante só precisa pressionar a escola para efetuá-lo – disse.
O titular da pasta de educação afirmou ainda que a medida é um meio de acabar com o monopólio de instituições estudantis, como a UNE, na confecção do documento.
– Por que algumas pessoas são contra a carteirinha digital? Porque a UNE ganha R$ 500 milhões por ano fazendo isso. A gente vai quebrar mais uma das máfias do Brasil, tirar R$ 500 milhões das mãos da tigrada da UNE – declarou.
Além da versão digital, o Ministério da Educação informou que trabalha para firmar uma parceria com a Caixa Econômica Federal para emitir de forma gratuita a ID Estudantil física.