
Iniciativa partiu de moradores de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul
Voluntários confeccionam roupas para médicos Foto: Reprodução
A direção da Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul, cedeu o espaço do curso de Design de Moda para que voluntários confeccionem máscaras, jalecos e aventais de manga longa para os profissionais de saúde que trabalham no combate ao coronavírus.
O grupo de 100 voluntários é formados por alunos, professores e moradores da comunidade. Quem não sabe costurar ajuda na logística ou embalagem dos kits ou no preparo de refeições. Alguns empresários fizeram doações de rolos de material para confecção.
Todos o itens produzidos serão enviados para hospitais e postos de saúde da cidade. Os voluntários estudam um plano B no caso de uma possível piora da proliferação do coronavírus e na escassez dos materiais.
– Precisamos de muita solidariedade. Recebemos as demandas dos hospitais para que a gente pudesse pensar na possibilidade de confecção. Temos todos cuidados para não aglomerar os voluntários, que se revezam em três turnos – explica a reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin.
O Rio Grande do Sul conta com 112 pacientes confirmados do novo coronavírus e alguns casos têm se espalhado pelo interior. Nesta quarta-feira (25), o estado confirmou a primeira morte causado pela Covid-19. A vítima é uma senhora de 91 anos que estava internada na UTI do Hospital Moinhos de Vento desde segunda-feira (23).