Militar fica no cargo até o presidente Jair Bolsonaro definir novo ocupante da chefia da pasta
General Eduardo Pazuello assume Ministério da Saúde de forma interina Foto: Agência Brasil/Valter Campanato
Após o agora ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, deixar o cargo no fim da manhã desta sexta-feira (15), o comando da pasta federal passou de forma interina ao general Eduardo Pazuello.
O militar, que ocupa o cargo secretário-executivo da pasta desde o dia 22 de abril, despachará no comando do ministério até que o presidente Jair Bolsonaro defina um nome de forma oficial para a chefia da Saúde. Segundo o portal R7, o próprio Pazuello é um dos convidados para assumir o cargo.
Além do general, a oncologista Nise Yamaguchi surgiu como uma das candidatas a ocupar o posto. Ela se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro após participar de um evento realizado no fim da manhã em Brasília.
CURRÍCULO DO GENERAL
No Exército, Pazuello comandou o 20° Batalhão Logístico Paraquedista e foi Diretor do Depósito Central de Munição, ambos no Rio de Janeiro. Em 2014, foi promovido a General-de-Brigada e, em 2018, a General de Divisão. Antes de assumir o cargo no Ministério da Saúde, ele exercia o comando da 12ª Região Militar, em Manaus.
Pazuello também atuou como Oficial General e foi Coordenador Logístico das Tropas do Exército Brasileiro empregadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
Em 2018, ele coordenou a Operação Acolhida, ação que atuou em Roraima, recebendo imigrantes venezuelanos que fugiram para o Brasil para escapar da crise humanitária e política em seu país.