
Pesquisa da XP/Ipespe mostra que presidente eleito tem confiança de maioria da população
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) fala imprensa, após visitar a Escola de Educação Física do Exército, na Urca. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Pouco menos de um mês atrás, Jair Bolsonaro vencia a eleição presidencial com 49,85% dos votos totais. Uma pesquisa do XP/Ipespe, divulgada pelo site InfoMoney, indica que as decisões tomadas por ele e a escolha de ministros tem agradado a maior parte da população.
As expectativas sobre como será seu desempenho como chefe do Executivo também são altas. O levantamento, realizado entre os dias 21 e 23 de novembro, ouviu 1.000 eleitores de todas as regiões do país.
Ela aponta que 57% das pessoas diz esperar que Bolsonaro faça um governo “ótimo ou bom”; 18% dizem que “regular”, e 20% aposta numa administração “ruim ou péssima”. Os demais não souberam ou preferiram não opinar.
A estratificação da pesquisa mostra também que ele tem a confiança de 68% dos evangélicos, número muito similar ao que as pesquisas indicavam que seria sua votação no segmento.
Apesar da constante campanha contrária da grande mídia, em relação aos nomes anunciados para o novo governo e as posições assumidas por Bolsonaro, 63% dos entrevistados disseram aprová-las. A maioria dos entrevistados (56%) acredita que a corrupção terá diminuído nos próximos seis meses, enquanto 17% esperam um incremento. Os demais 23% acham que as coisas ficarão como estão.
O otimismo em relação ao executivo contrata com a desconfiança da população em relação ao desempenho recente do Congresso Nacional. Para 65%, a atuação é “ruim ou péssima”. Ao mesmo tempo, 28% vê o desempenho do parlamento como regular, e apenas 5% classifica-o como “bom ou ótimo”.