
Uma mensagem acusa governo de ser responsável por morte de animais em queimadas
Mensagem diz que animais estariam morrendo por queimadas na Amazônia Foto: Reprodução
Fotos de queimadas e animais mortos apareceram nos últimos dias nas redes sociais em manifestações contra o governo federal. Em uma delas, um texto acusa o governo de ser o responsável pelas imagens de animais sofrendo os impactos de queimadas que estariam acontecendo na Floresta Amazônica. A publicação, porém, é falsa. Nenhuma das quatro imagens divulgadas aconteceu realmente na Floresta Amazônica. Em uma, o caso sequer foi relacionado à queimadas.
A primeira das imagens, de um animal fugindo de um lugar em chamas, foi feita pelo fotógrafo Silva Júnior, da Folhapress, em 17 de agosto de 2011. De acordo com a legenda, o que se vê é uma queimada em canavial em Sertãozinho, no interior de São Paulo.
Já a segunda, de uma onça ferida, foi feita em 2016, em um post do portal Gente de Opinião, em que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) alertava para os riscos de atropelamento de animais no estado de Rondônia. A terceira, de um tamanduá morto em um campo queimado, aparece em um post do jornal Integração – Diário Regional, em 20 de maio de 2011, na legenda, a publicação diz que o animal foi vítima de uma queimada ilegal em uma fazenda de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo.
A última foto, em que o bombeiro aparece dando água para um tatu, apareceu em uma reportagem do G1 de 17 de agosto de 2019. De acordo com o texto, houve um incêndio em uma fazenda no Mato Grosso. O fogo atingiu 766 hectares de campo em 18 de julho e os bombeiros encontraram esse e outros animais da espécie enquanto periciavam o local.