Crescente corrupção e sensação de impunidade desvirtua a sociedade.
Villas Bôas
Combater a corrupção e a impunidade no Brasil é meter a mão em vespeiro. Ou sai ferido, ou sai correndo. E há motivos de sobra para acreditar que a segunda opção é a mais favorável, já que por aqui a sensação de que o crime compensa é patente.
E o Supremo Tribunal Federal (STF) virou a personificação da impunidade. Com manobras mirabolantes os ministros da Corte trabalham arduamente para por nas ruas seus malvados favoritos. Salvo raríssimas exceções, a maioria dos ministros parecem trabalhar em prol dos corruptos e larápios da pior espécie.
Sigamos. O Supremo está revisando, pela milésima vez, o entendimento sobre a prisão de réus condenados em 2ª instância. Além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 4,8 mil presos podem ser beneficiados com a mudança de entendimento, segundo o Conselho Nacional de Justiça. Seria uma tragédia!
Nas palavras de Villas Bôas, ex-comandante do Exército, uma eventual mudança no esforço de combater a corrupção, pode levar a uma “eventual convulsão social”. O general usou as redes sociais para mandar o alerta, tomando como base as palavras de Rui Barbosa, considerado o pai da Constituição de 1891.
Na mensagem do general, lê-se o seguinte.
“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto” (Rui Barbosa 1914)
Essa síndrome, reflexionada por Rui Barbosa, infelizmente assolou nosso país ao longo do último século. Contudo, experimentamos um novo período em que as instituições vêm fazendo grande esforço para combater a corrupção e a impunidade, o que nos trouxe — gente brasileira — de volta à autoestima e à confiança.
É preciso manter a energia que nos move em direção à paz social, sob pena de que o povo brasileiro venha a cair outra vez no desalento e na eventual convulsão social.
Com todo respeito.
General Villas Bôas
Sim, está certíssimo! Tanto Rui, como Bôas… A sociedade brasileira não aguenta mais o triunfo dos maus. Tenho certo gosto pelos textos de Rui Barbosa, pois me dão a sensação de que representam bem os anseios atuais.