Presidente e ministro tiveram divergências públicas sobre estratégias para combater coronavírus.
O presidente Jair Bolsonaro demitiu na tarde desta quinta-feira (16) o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. A demissão foi anunciada pelo próprio ministério em seu Twitter.
“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, escreveu Mandetta.
“Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país”, prosseguiu.
O ex-deputado federal filiado ao Democratas, partido de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, estava à frente da pasta desde o início do governo.
Mandetta e o presidente estavam em rota de colisão por divergirem sobre as estratégias para lidar com a pandemia de coronavírus.
A gota d’água parece ter sido uma entrevista ao Fantástico em que o ex-ministro diz que a população não sabe “se escuta o presidente ou o ministro”.